Manual simplificado para a construção de um Plano de Mídia Social anual publicado por Isra García.
Linhas principais de um planejamento de mídias sociais à partir de uma perspectiva focada na otimização de processos e, logicamente a obtenção de resultados.
A seguir poderá encontrar os passos com uma descrição mais detalhada.
Etapa estratégica:
Estas seriam as linhas principais sobre as quais se estruturaria esse plano
Objetivos
Análise
Recursos
Métodos
Novas atrações
Comunidade e público alvo
Lembre-se que seu KM pode variar, considere algumas mudanças.
Desenhe um plano:
Esta é a etapa de planejamento:
- Investigação e busca de informação
- Prova ou plano definitivo
- Objetivos dos objetivos
- Estado final
- Recursos internos
- Recursos Externos
- Pontos de desenvolvimento, implementação, integração e estrutura
- Input da equipe
- Informe de estrutura
- Treinamento
Defina mais ou menos como puder cada um dos passos.
Escuta ativa:
Estabeleça um processo de escuta ativa para monitoramento de sua marca, mercado, clientes e competência. Use-o também para descobrir o que as pessoas da sua área dizem de você. Faça algo com o que aprender. Entenda o valor de escutar o que está fazendo e conduza-o para os lugares corretos. Escutar não é algo para marketing, é para a empresa, para a atenção ao cliente, para a gestão do produto, para a equipe executiva. Mantenha sua estação de escuta sempre ativa, aprume-a. Trabalhe duro para saber o que estão dizendo de você ou sobre o que lhe interessa.
Sua Casa:
Uma base – pode ser seu site ou blog – aonde possa colocar todos seus esforços e sirva ao público como profundidade para saber mais sobre sua empresa. É nesse lugar aonde as pessoas devem interagir mais com a sua empresa.
Crie seu site ou blog, ou caso tenha os dois – ou mais – determine qual vai ser o principal.
Aperfeiçoe seu site ou blog: plug-ins, SEO, desenho corporativo (lembre-se que tudo deve ter a mesma cara) e não se esqueça da Integração de Mídias Sociais. Por exemplo, botões de compartilhar, “Curtir”, “Compartilhar no Facebook”, badges…
Plataformas Sociais:
Crie seu próprio ecossistema de Mídias Sociais com as plataformas que cumpram seus objetivos, perfil, atrações e métodos. Diga o quê vai fazer, como, onde e por que vai fazer. Também aonde quer chegar – sim, sempre orientado pelos objetivos, nunca os perca de vista.
Aperfeiçoe as plataformas: informação, desenho e programação, se for necessário.
Além das plataformas que você desenvolver e queira incluir no ecossistema. Trabalhe a fundo: Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn e Foursquare. Usando a estratégia, otimização, integração e táticas.
Processos estratégicos:
Sua estratégia de Content Marketing (Marketing de conteúdo). Defina o conteúdo, de onde o obterá, como vai criá-lo, sua distribuição e redistribuição
- Crie o conteúdo
- Atualize o conteúdo
- Utilize o conteúdo para criar uma maior quantidade de transações de negócio
Crie um marco de trabalho de mídias sociais que aperfeiçoe seu ecossistema, ferramentas, outras práticas e aplicações.
Desenhe um fluxo de trabalho (Social Media Workflow) para poder estabelecer recursos, equipe, tempo e tarefas em uma linha cronológica.
Comunidade:
Estabeleça a relação entre mídias sociais e comunidade. Vai haver diferenças? Como? Vai ser um híbrido?
Enumere e explique as tarefas e responsabilidades, de cada um ou integrado.
Suas técnicas para o Community Engagement.
Interação uns com os outros
Conteúdo viral
Nada ocorre por acaso
Dedique tempo
Facilite a participação
Todos são bem-vindos
Identifique os usuários potenciais
Mostre e publique conteúdo gerado por usuários
Recompense aos que participam e contribuem
Anime a criar movimentos de comunidade
Como vai utilizar o Community-Social Media para cumprir seus objetivos.
Tática:
Agora crie um plano com todas as ações que vai realizar e estabeleça datas e duração das campanhas que for lançar
Human Business Interactions Plan:
Agora é o momento de reunir tudo e dar um sentido humano. Ponha tudo sobre o papel – sim, sobre um papel funciona perfeitamente – e desenhe a relação que vai haver entre estratégia, ecossistema, processos, táticas e outros elementos sociais como poderiam ser o email mkt, Social CRM, RSS, podcasts, streaming ou PPC entre outros.
Meça e Quantifique:
Meça os resultados com os objetivos que estabeleceu. Corrija, alinhe, revise e redefina.
Te serve? Poderia aplicá-lo? O que ficou faltando?
Publicado por: Isra García
Em: http://www.socialblabla.com/como-construir-un-plan-de-social-media-paso-a-paso.html
Data: 03 Junho 2011
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