Manual simplificado para a construção de um Plano de Mídia Social anual publicado por Isra García.

Linhas principais de um planejamento de mídias sociais à partir de uma perspectiva focada na otimização de processos e, logicamente a obtenção de resultados.

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir poderá encontrar os passos com uma descrição mais detalhada.

Etapa estratégica:

Estas seriam as linhas principais sobre as quais se estruturaria esse plano

Objetivos

Análise

Recursos

Métodos

Novas atrações

Comunidade e público alvo

Lembre-se que seu KM pode variar, considere algumas mudanças.

Desenhe um plano:

Esta é a etapa de planejamento:

  1. Investigação e busca de informação
  2. Prova ou plano definitivo
  3. Objetivos dos objetivos
  4. Estado final
  5. Recursos internos
  6. Recursos Externos
  7. Pontos de desenvolvimento, implementação, integração e estrutura
  8. Input da equipe
  9. Informe de estrutura
  10. Treinamento

Defina mais ou menos como puder cada um dos passos.

Escuta ativa:

Estabeleça um processo de escuta ativa para monitoramento de sua marca, mercado, clientes e competência. Use-o também para descobrir o que as pessoas da sua área dizem de você. Faça algo com o que aprender. Entenda o valor de escutar o que está fazendo e conduza-o para os lugares corretos. Escutar não é algo para marketing, é para a empresa, para a atenção ao cliente, para a gestão do produto, para a equipe executiva. Mantenha sua estação de escuta sempre ativa, aprume-a. Trabalhe duro para saber o que estão dizendo de você ou sobre o que lhe interessa.

Sua Casa:

Uma base – pode ser seu site ou blog – aonde possa colocar todos seus esforços e sirva ao público como profundidade para saber mais sobre sua empresa. É nesse lugar aonde as pessoas devem interagir mais com a sua empresa.

Crie seu site ou blog, ou caso tenha os dois – ou mais – determine qual vai ser o principal.

Aperfeiçoe seu site ou blog: plug-ins, SEO, desenho corporativo (lembre-se que tudo deve ter a mesma cara) e não se esqueça da Integração de Mídias Sociais. Por exemplo, botões de compartilhar, “Curtir”, “Compartilhar no Facebook”, badges…

Plataformas Sociais:

Crie seu próprio ecossistema de Mídias Sociais com as plataformas que cumpram seus objetivos, perfil, atrações e métodos. Diga o quê vai fazer, como, onde e por que vai fazer. Também aonde quer chegar – sim, sempre orientado pelos objetivos, nunca os perca de vista.

Aperfeiçoe as plataformas: informação, desenho e programação, se for necessário.

Além das plataformas que você desenvolver e queira incluir no ecossistema. Trabalhe a fundo: Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn e Foursquare. Usando a estratégia, otimização, integração e táticas.

Processos estratégicos:

Sua estratégia de Content Marketing (Marketing de conteúdo). Defina o conteúdo, de onde o obterá, como vai criá-lo, sua distribuição e redistribuição

  1. Crie o conteúdo
  2. Atualize o conteúdo
  3. Utilize o conteúdo para criar uma maior quantidade de transações de negócio

Crie um marco de trabalho de mídias sociais que aperfeiçoe seu ecossistema, ferramentas, outras práticas e aplicações.

Desenhe um fluxo de trabalho (Social Media Workflow) para poder estabelecer recursos, equipe, tempo e tarefas em uma linha cronológica.

Comunidade:

Estabeleça a relação entre mídias sociais e comunidade. Vai haver diferenças? Como? Vai ser um híbrido?

Enumere e explique as tarefas e responsabilidades, de cada um ou integrado.

Suas técnicas para o Community Engagement.

Interação uns com os outros

Conteúdo viral

Nada ocorre por acaso

Dedique tempo

Facilite a participação

Todos são bem-vindos

Identifique os usuários potenciais

Mostre e publique conteúdo gerado por usuários

Recompense aos que participam e contribuem

Anime a criar movimentos de comunidade

Como vai utilizar o Community-Social Media para cumprir seus objetivos.

Tática:

Agora crie um plano com todas as ações que vai realizar e estabeleça datas e duração das campanhas que for lançar

Human Business Interactions Plan:

Agora é o momento de reunir tudo e dar um sentido humano. Ponha tudo sobre o papel – sim, sobre um papel funciona perfeitamente – e desenhe a relação que vai haver entre estratégia, ecossistema, processos, táticas e outros elementos sociais como poderiam ser o email mkt, Social CRM, RSS, podcasts, streaming ou PPC entre outros.

Meça e Quantifique:

Meça os resultados com os objetivos que estabeleceu. Corrija, alinhe, revise e redefina.

Te serve? Poderia aplicá-lo? O que ficou faltando?

Publicado por: Isra García

Em: http://www.socialblabla.com/como-construir-un-plan-de-social-media-paso-a-paso.html

Data: 03 Junho 2011

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