Construa sua rede de contatos on-line antes de precisar dela

Dicas para nascer, se manter e prosperar no ambiente on-line, o que também dará suporte ao mundo off-line. Enjoy!

Falar de redes de contatos no mundo on-line chega a ser clichê. O que mais temos, hoje, são amigos curtindo nossas frases corriqueiras no Facebook, seguindo nossos passos no Twitter, comentando nos nossos blogs e nos achando nos serviços de mensagens instantâneas. E, por mais que isso pareça besteira, dentre essas pessoas pode aparecer alguém que te encaminhará para uma entrevista ou trabalho.

Sua rede on-line é uma ponte para novas oportunidades quando seu comportamento é adequado. Ter uma boa rede de contatos é o inicio, dentre várias coisas, para uma procura de emprego, ou para o início de um negócio. A primeira impressão nos dias atuais é criada virtualmente, pois as pessoas estão mais acessíveis do que nunca.

Recentemente saiu uma pesquisa do U.S. Bureau of Labor Statistics sobre a importância da procura de empregos por meio das redes sociais virtuais, mostrando que 70% dos empregos são garantidos devido ao posicionamento do concorrente na internet. Tudo bem, a nossa realidade ainda não é essa, mas estamos caminhando para isso também, e devemos, desde já, nos adaptar a esses novos caminhos que o mundo digital está oferecendo em nossas vidas.

 

Uma rede de contatos não aparece da noite pro dia!

Você não deve se apressar para construir sua rede de contatos. Há uma razão pela qual de uma noite para outra bons relacionamentos não poderão ser criados. Geralmente, a naturalidade e a transparência fazem as relações seguirem em harmonia na rede. Porém, quando temos alguns interesses e buscamos certos posicionamentos, temos que tomar cuidado com algumas atitudes:

Nunca parecer desesperado: quando não temos um sistema de suporte para nos apoiar, buscamos contato com pessoas que podem perceber que estamos desesperadas pela autopromoção. Esse tipo de atitude demonstra despreparo e falta de suporte, o que poderá ir contra a sua atitude inicial. Tome cuidado.

Agressividade demais assusta: Ser agressivo é uma coisa muito boa na vida, mas o excesso, quando se precisa de algo de outra pessoa, faz sua imagem ficar má. As pessoas só indicam e te ajudam se sabem como você é e confiam em você. Ir atrás compulsivamente de alguém para conseguir algo não é uma boa saída.

Hipocrisia só gera falsidade: Existem as regras de gentileza na humanidade que, às vezes, abrem espaço para alguns tipos de falsidade. Porém, abusar disso apenas para conseguir algo não é legal. Forçar relações não é o caminho para gerar resultados em sua rede de contatos. Tome cuidado ao adicionar amigos em suas redes sociais; quantidade nunca significou qualidade.

Redes de contatos on-line x Redes de contatos off-line

Quando temos uma marca on-line, somos julgados pelo tamanho da nossa popularidade, influência em nosso segmento de trabalho, autodescrição, o que fazemos profissionalmente e pessoalmente e pela maneira que nos aproximamos de outras pessoas nesse ambiente.

Além disso, é importante observar quais são nossas verdadeiras intenções com nossas redes de contatos e como será nosso posicionamento com as pessoas envolvidas. Uma das principais características que devemos ficar atentos nas redes on-line é: as pessoas podem tirar conclusões sobre quem você é baseadas em quem você está conectado e em seu comportamento, mesmo sem você saber que está sendo observado.

Nas redes de contato off-line, fatores como linguagem corporal e fala são determinantes para saber qual é seu real comportamento no dia a dia. Geralmente, são conexões mais fortes, porque temos ideias melhores de pessoas que conseguimos enxergar a expressão de suas emoções.

Cinco passos para construir uma rede de contatos on-line focada no lado profissional

Meu último post aqui no Mídia Boom foi “Marketing pessoal através das estratégias de guerrilha” , no qual salientava o fato de que devemos estruturar nosso posicionamento on-line. Assim, quando construímos uma rede de contatos on-line, devemos pensar como construímos uma casa:

1. Tenha um plano de ataque: Antes de se construir uma casa, precisamos saber onde queremos que a casa seja construída, como pretendemos trabalhar sobre ela, quais os materiais que gostaríamos de usar etc. Quando construímos uma rede on-line, também precisamos saber de todas essas informações: quais redes sociais serão utilizadas, o grupo-alvo de pessoas em que se quer criar relações, o porquê de manter certos relacionamentos, e assim por diante. De uma forma simples, é preciso estudar bem o terreno.

2. Estabelecer as bases para baixo: Se você já possui um MSN, Skype, ou uma lista de e-mail, carregue com você na construção da sua rede de contatos. Mesmo que seja apenas de familiares, as redes sociais, hoje em dia, possuem a facilidade de encontrar amigos uma das outras; assim, você ganha tempo e já adiciona as pessoas em que você já possui contato. Você não pode construir uma casa sem alicerces.

3. Obter todos os seus tijolos juntos: Depois de ter escolhido as redes sociais, blogs e outros sites onde você quer prosperar sua rede, você deve permitir que outras pessoas tenham acesso a você também. O layout, conteúdos e descrições devem ser impecáveis e de acordo com o seu posicionamento escolhido.

4. Construindo uma casa: Depois de ter a base e os tijolos, você precisa, então, conduzir conversas. Comentários em blogs, interações no Twitter e conversas no Facebook são maneiras de demonstrar sua opinião e se aproximar de outras pessoas. Seja sutil e delicado, afinal, os tijolos devem estar alinhados para que a casa tenha proteção.

5. Decore sua casa: Você deve sempre olhar para expandir sua rede, proporcionando maior valor, mesmo que seja construindo um site melhor, ou a partir de suas próprias redes sociais. Aproveite-se da tecnologia para alcançar mais pessoas e faça da sua casa um ambiente mais receptivo e arrumado.

 

Por: http://midiaboom.com.br/2010/11/11/construa-sua-rede-de-contatos-on-line-antes-de-precisar-dela/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *