O blog do Tarcízio Silva dá continuidade a uma série de dicas de livros que iniciou em 2010 (parte 1parte 2parte 3 eparte 4) e continuou em 2011 (parte 1parte 2parte 3parte 4).

A ideia é indicar um livro para cada mês do ano. Começa com três dicas de livros sobre mensuração e métricas esse primeiro post: espere mais nos próximos meses.

No livro Measure What Matters: Online Tools For Understanding Customers, Social Media, Engagement, and Key Relationships, a Katie Delahaye Paine continua sua jornada de produção de conteúdo sobre mensuração, pesquisa e relações públicas. Ao longo de 14 capítulos, Paine explica tanto como utilizar tecnologias digitais para medir reputação, ações de marketing, campanhas, eventos, medir a satisfação de consumidores e funcionários e identificar influenciadores como analisar as tecnologias digitais e mídias sociais como fontes de dados e análise.

Katie Paine e sua consultoria já publicaram outros livros e documentos, como Measuring Public Relations – the data-driven communicator’s guide to successMeasuring the Transparency of Environmental Sustainability Reporting Through Websites of Fortune 50 Corporations. Recomendo também ver o blog do livro Measure What Matters, a newsletter The Measurement Standard e seu blog pessoal. Além de  atualizar o Twitter, também possui diversas apresentações noSlideShare.

Sou um fã de John Lovett desde que comecei a pesquisar mídias sociais e publicidade digital. Não pude deixar de comprar o seu livro Social Media Metrics Secrets que, apesar do nome horrível, é um excelente manual para entendimento das métricas em mídias sociais. Na primeira parte do livro, Lovett parte da abundância dos dados que temos hoje, pra mostrar como selecionar e transformar dados em informação. Em seguida, mostra como gestionar as mídias sociais baseado em analítica. Na última parte, mostra como tudo isto resulta em avanços e retorno para as organizações.

Confira seu blog na WAD e o excelente documento Social Marketing Analytics, feito em parceria com o também ótimo Jeremiah Owyang do Altimeter Group: http://www.slideshare.net/jlovett/social-marketing-analytics

Guy Powell, Steven Groves e Jerry Dimos possuem um forte pensamento financeiro no livro Social Media ROI – How to Improve the Return on Your Social Marketing Investment. Destaco nesta publicação a compreensão dos diversos tipos de stakeholders envolvidos nas mídias sociais e suas motivações e o framework de engjamento com mídia. A partir da tríade influenciadores-consumidores-indivíduos, os autores apresentam estratégias e métodos de análise. Entre a prolífica produção anglófila sobre métricas em mídias sociais durante o último ano, este é um dos que já foram traduzidos para o português. Então, se preferir, confira o Retorno

Publicado em: http://tarciziosilva.com.br/blog/12-livros-para-o-profissional-de-midias-sociais-ler-em-2012-parte-1/

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