O Fim da Assessoria de Imprensa

Compartilho o post do pessoal da Ralcoh Comunicação:

Depois de algum tempo retomamos o blog para falar de algo preocupante. Recebemos todos os anos o Anuário da Comunicação Corporativa, que é uma excelente fonte para acompanhar a evolução do mercado, normalmente mostrando seu crescimento em relação ao ano anterior.

Acabamos de iniciar o nosso Business Plan 2012, começamos a fazer pesquisas sobre o mercado e encontramos um dado muito interessante, mas que preocuparia qualquer dono de Agência de Comunicação Corporativa, Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa.

Google Insights é um serviço do Google que mostra a tendência de pesquisa ao longo dos anos de um determinado termo. Ele não representa especificamente o mercado, mas é um belo referencial. No gráfico acima percebemos que, no Brasil, o nível de procura por Assessoria de Imprensa / Relações Públicas diminuiu cerca de 80% em apenas 8 anos e a previsão é de queda.


Mas este problema não é apenas Tupiniquim, ele acontece no mundo inteiro. No gráfico acima, vemos que o termo Public Relations também está com uma redução de 70% com tendência de queda. Enquanto isto, o termo Mídia Social (Social Media) está em crescimento.

Na nossa opinião isto mostra uma confirmação cada vez maior do Futuro da Comunicação Corporativa. Mas com o fim do reinado da Mídia Tradicional, seria o fim da Assessoria de Imprensa? Sem imprensa não há Assessoria de Imprensa.

Entretanto, conforme disse Brian Solis em seu livro, o que a mídia social fez foi Colocar o “Público” de volta às Relações Públicasque, durante anos, limitou-se ao Relacionamento com a Imprensa (Media Relations).

A Comunicação Corporativa sempre será essencial para as empresas, mas o nosso mercado precisa se atualizar. O mundo está mudando, a Mídia Tradicional esta mudando e nós precisamos mudar e atualizar nossos antigos hábitos.

Pense na dificuldade encontrada hoje em dia para sugerir uma pauta para um veículo. A influência do Comercial nas decisões de matérias dos jornalistas está cada vez mais perceptível e nunca a informação foi tão descartável como agora, sem contar que os jornalistas precisam escrever mais, com uma equipe menor e sobre assuntos atuais.

Sempre nos relacionamos com públicos distintos e ninguém melhor do que nós para intermediar o Relacionamento com o Públicoatravés da Mídia Social.

Escrito por Felipe Oliveira in:http://www.ralcoh.com.br/Mercado/o-fim-da-assessoria-de-imprensa.html

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