Começando nas mídias sociais? Os 5 P’s para um programa perfeito

Esse artigo postado por Taryn Erickson no Socialmediatoday não pretende convencer do PORQUÊ usar as mídias sociais, mas sim ensiná-lo COMO usar essa ferramenta da melhor forma.

Os 5 P’s para um Programa Perfeito – Sucesso nas Mídias Sociais:

 

 

 

 

 

 

PLANEJE:  Estratégias de Mídias Sociais
Planejamento prévio pode prevenir uma performance ruim. Então, antes de se aventurar, criar um perfil e começar a postar pense na sua estratégia.

Estabeleça metas (recrutando, treinando, na interação com os clientes, PR, branding, educação, cultura, etc.)

Integre sua estratégia de mídias sociais com seu plano de negócios

Estabeleça uma estratégia para o conteúdo baseado nas suas metas

Faça um orçamento para tempo e recursos

Defina uma linha do tempo com a freqüência das mensagens

Implemente políticas de HR e procedimentos

Faça uma parceria com seu departamento de TI

Comunique seu plano e envolva sua audiência interna!

POSIÇÃO: Qual é o seu objetivo?
Uma das melhores partes (e maiores desafios) nas mídias sociais é bolar uma mensagem inteligente(e memorável). Então qual o seu objetivo? O que você está tentando comunicar? Achar a sua voz te ajudará a se diferenciar e a dominar.

Diferencie seu conteúdo

Torne-se o expert na sua indústria

Link, link, link!

Se envolva em discussões de grupo

Conteúdo  antes que auto-promoção

Pesquise o que os outros estão fazendo

Fale do que você já está fazendo

Quão impessoal você quer ser?

Existe essa história de informação sensível?

PLATAFORMAS: Ferramentas e Táticas
Há mais de
350 meios de compartilhamento online – como ter tempo para tudo isso?! Certifique-se de qual a plataforma mais apropriada para sua estratégia. As 4 grandes (5 com o novo Google+)  são mais utilizados por causa de seu impacto e influência online. Achar ferramentas para remeter seus posts e conteúdo vai ajudar!

Entenda as plataformas sociais “chave” e seus propósitos

Os 4 grandes: Facebook (500M), Twitter (200M), Linkedin (100M), Blogs – e Google+

350+ meios de compartilhamento online!

Enciclopédias como a Wikipedia aumentam o uso exponencialmente, com uma grande precisão de conteúdo

Compartilhamento de fotos e vídeos (YouTube, SlideShare, Flickr, etc.)

Outros: Tumblr, Foursquare, etc.

Ferramentas para gerenciar múltiplas plataformas (Tweetdeck, HootSuite, etc.)

Encurtadores de link e trackers (bitly, owly, deckly, etc.)

Tagging (@), hashtags (#), e outras ferramentas “chave”

PESSOAS: Audiência Interna e Externa
Agora que você tem a estratégia das mídias sociais construída, o que vem em seguida?

Cative sua audiência. E isso inclui ambas: interna e externa.

Você pode comunicar a melhor mensagem, mas se ninguém está ouvindo e respondendo você está perdendo metade da batalha.

Quem escolhe o conteúdo (audiência interna)?

Quem posta os comentários, várias vozes?

Dê incentivos para postarem bons conteúdos

Tenha um “cão de guarda” que monitore o conteúdo

Faça fóruns de treinamento, para que seu conteúdo seja bem pensado

Quem é a sua audiência externa?

Aumente sua audiência externa

Mantenha sua audiência externa

Interação com pessoas vs. Empresas

Pequenas empresas possuem uma voz muito maior!

PERFORMANCE: Retorno do Investmento?
Monitorar e medir ROI para seus esforços nas mídias sociais pode ser assustador. Francamente, às vezes é difícil de quantificar. O maior segredo é garantir que você esteja medindo contra as metas da sua campanha social. Se você está procurando estabelecer seu negócio ou recrutar grandes talentos, suas métricas deverão ser diferentes. Utilize as análises já construídas dentro das plataformas

Use ferramentas de medida disponíveis na internet
(google analytics, ominiture, postrank, sentiment metrics)

Monitorar vs. Medir, existe uma diferença.

Relate, relate, relate

Localize e melhore seu SEO

Integre seu ROI de mídias sociais com outras métricas de negócios

Localize as intangíveis partes do ROI (feedback)

O que VOCÊ está aprendendo no espaço das mídias sociais?!

Então existe realmente um “Programa Perfeito” nas mídias sociais? Depende. Quais são suas metas VS. seu sucesso? Quanto você está aprendendo? Os seus consumidores e colegas interagem com você de uma nova forma? Então talvez você esteja no caminho do sucesso nas mídias sociais.

Postado por: Taryn Erickson

Publicado em: http://socialmediatoday.com/taryn-erickson/339043/starting-social-media-5-p-s-perfect-program

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