Quer estagiar na área de redes sociais? 9 dicas para usar o Facebook

Aconteceu nesta quinta-feira o seminário virtualFacebook para jornalistas”, realizado pela Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI, em espanhol) e guiado pela jornalista peruana Esther Vargas.

» Aprenda catalão pelo twitter
» 10 passos para atrair novos leitores no seu blog
» Curta a Universia Brasil no Facebook
» Siga a Universia Brasil no Twitter

 Lançado em 2004, o Facebook já é a rede social mais usada em todo o mundo. A rede foi criada a partir de um projeto de alunos da Universidade de Harvard e possui atualmente 65 bilhões de acessos ao mês e 750 milhões de utilizadores.

 Diferente do que muitos usuários pensam, o Facebook não foi criado para substituir outras redes sociais da internet. De acordo com a jornalista, cada rede social tem uma linguagem diferente. Há redes que são voltadas para o compartilhamento de conteúdos profissionais e há portais voltados para a publicação de informações pessoais, tudo depende do perfil de cada usuário.

 Um exemplo claro de uma rede voltada ao ambiente profissional é o LinkedIn, que permite colocar todo o seu currículo à disposição de seus contatos. Ao contrário do LinkedIn, o Facebook é voltado também para a vida pessoal dos usuários. Já os blogs, por exemplo, são plataformas voltadas à publicação de textos e materiais mais elaborados ou que demandam uma leitura mais profunda.

 Segundo Esther, o Facebook é uma importante ferramenta na hora de gerar conteúdo para o público de cada instituição. A jornalista afirma que para que uma empresa consiga a atenção da audiência, é necessário apostar em idéias inovadoras e plataformas alternativas.

 Durante o seminário, a jornalista destacou a importância de experimentar novas técnicas dentro do Facebook e acompanhar o resultado de cada uma delas através das ferramentas de estatística.

 Esther comentou também sobre a frequência das mensagens na rede, que deve ser avaliada de acordo com o perfil da empresa ou do meio de comunicação. Segundo ela, não há uma regra para a quantidade de mensagens a serem divulgadas, porém é importante não exagerar.

 “Estar atento a tudo o que acontece no mundo e apostar em coisas simples, como fotos de um arco-íris no centro da cidade em plena segunda-feira podem chamar a atenção dos leitores”, destaca a jornalista.

 Ao ser questionada sobre a chegada do Google +, Esther destacou que a nova rede social vêm com o propósito de agrupar a informação e compartilhar conteúdo com seus diferentes círculos de amigos, não afetando diretamente a audiência do Facebook.

 Veja a seguir 9 dicas para usar o Facebook de maneira eficiente:

 Opiniões pessoais são essenciais na hora de divulgar uma notícia ou qualquer outro tipo de conteúdo

Perguntas geram interação (É importante saber o que pensa a audiência)

Posts com imagens recebem muito mais “Curtir” do que textos sem ilustração

Freqüência das mensagens na rede devem ser definidas de acordo com o perfil da audiência de cada empresa ou meio de comunicação

É importante estar atento aos horários de pico e não deixar de postar conteúdo nestes intervalos

Educação, política e “por trás das câmeras” são os temais que mais geram comentários

É importante criar uma página de boas-vindas para as empresas que possuem uma fan page no Facebook

Não esqueça de acessar sempre a página do Facebook Analytics para saber quais são os países, gêneros e idades das pessoas que acessam as fan pages.

Explore aos máximos os plugins e aplicativos adicionais disponíveis no Facebook

Link: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/07/21/849722/quer-estagiar-na-area-redes-sociais-9-dicas-usar-facebook.html#.TiiVXzFZLyA.tweet

Publicado por: Lucilene Hoffman é bacharel em Marketing e Propaganda e pós-graduada em Administração. Atua há quatro anos na área de e-commerce e marketing digital.

 Data: 21/07/2011

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *