Como planejar uma campanha de marketing digital?

Este post é uma continuação do que venho escrevendo aqui para o @midia8. Comecei falando sobre o mercado de trabalho na área de marketing digital e da possibilidade de atuar como freelancer e passei dicas de como iniciar um projeto na web, primeiro conhecendo o cliente e depois pesquisando. Agora chegou a parte do planejamento.

Como já expliquei no post anterior, a pesquisa serve para, além de dizer como está presença do cliente na web, mostrar quais são os melhores meios de comunicação a se usar nas redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, YouTube, MySpace, Linkedin, Reverbnation, Palco Mp3, entre outros), sites de cadastros de blogs, sites de cadastros de empresas como o “Telelistas”, links patrocinados (Google Adwords, Yahoo Search Marketing etc), entre outras diversas alternativas.

O que também ajuda a escolher as mídias e as ações são as métricas, ou seja, o monitoramento. Se o seu cliente já possui algumas redes sociais ou já investe em blogs ou outras ações, faça um monitoramento para avaliar como está sendo recebido pelo público. Talvez o seu cliente esteja usando as ferramentas adequadas ou usando de forma errada.

Depois de tudo avaliado, monte um projeto onde você colocará o seu planejamento, ou seja, as mídias escolhidas, as ações que serão realizadas nas mesmas e os valores (orçamento inicial ou por período). É claro que você mostrará o seu projeto para o cliente para explicar e convencê-lo de que você está mostrando a melhor maneira de trabalhar a marca dele na web, mas tome cuidado, caso o cliente queira ficar com o seu projeto, deixe um resumido, que não explique como realizar as ações, pois, infelizmente, tem muita gente desonesta no mercado.

 Link:http://www.blogmidia8.com/2011/07/como-planejar-uma-campanha-de-marketing.html

Publicado por: Artigo enviado pela leitora Natália Alves, webwriter e analista de marketing digital. @alves_nat

Data: 20/07/2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *