Compartilho uma lista de ferramentas para análises digitais.

Visualização de contatos Twitter

http://apps.asterisq.com/mentionmap/#

Trabalho do grupo de estudos sobre Metricas

http://www.slideshare.net/gilgiardelli/monitoramento-e-mtricas-em-redes-sociais

Como calcular o ROI nas midias sociais

http://www.mundodomarketing.com.br/17,18192,calcule-o-roi-das-midias-sociais.htm

Criação de Badges Foursquare

http://www.foursquarebrasil.com.br/tag/como-criar-badges

Basta preencher o formulário disponível em https://spreadsheets1.google.com/viewform?hl=en&formkey=dHNhdHhZNXZtM0tkbTN0YUIxVjlnLWc6MQ&ndplr=1#gid=0 e aguardar.

Networkmaps

http://www.optimice.com.au/friends_join.php

Numeros da Internet

http://www.personalizemedia.com/garys-social-media-count/

Social Bakers – números de Facebook Globais

http://www.socialbakers.com/

Real Time social location Twitter

http://trendsmap.com/

Comparar concorrência no Twitter

http://followerwonk.com

Quem deixou de te seguir

http://friendorfollow.com/

 

SocialMetrix

Monitora blogs, fóruns, redes sociais, sites de reviews e meios tradicionais on-line, capturando tanto comentários e opiniões das pessoas como publicações e artigos dos meios tradicionais on-line. Permite o seguimento da percepção que as pessoas na internet têm sobre marcas, produtos, políticos, ações de marketing e/ou comunicação.

http://www.socialmetrix.com/

BrandsEye

A ferramenta monitora a presença online da sua marca em tempo real e fornece uma pontuação de reputação para a marca e seus competidores. Com isso, monitora-se também sentimentos e opiniões dos seus consumidores.

http://www.brandseye.com/

BlogPulse

BlogPulse é um sistema de detecção automática de tendências para blogs.  É um buscador de conteúdo de blogs, que também analisa e faz relatórios sobre a atividade diária na blogosfera. Os usuários podem pesquisar por link (URL), palavra-chave, frases e intervalo de datas. http://blogpulse.com/

PostRank

A ferramenta capta onde e quando histórias geraram comentários, tweets, bookmarks, etc. É utilizada para medir influência e alcance de audiência.

http://www.postrank.com/

Xinu

Ferramenta que, ao colocar a URL do seu site, checa pagerank, backlinks, páginas indexadas, rankings , visitas e assinantes do RSS feeds, quantidade de bookmarks e diagnóstico do domínio.

http://xinureturns.com/

SocialToo

Ajuda a gerenciar sua conta no Twitter e Facebook. Com a ferramente “Automate”, é possível usar um “auto follow”; com a “Track”, você monitora quem está te seguindo e quem parou de seguir você; e o “Clean and Protect” pode ser usado contra qualquer tipo de vírus ou mensagens suspeitas.

http://socialtoo.com/

Radian6

Ferramenta online para monitoramento e engajamento que deixa você ver conversas relevantes que estão acontecendo em volta da sua marca em tempo real. A ferramenta agrega estas conversas e as coloca em gráficos bastante visuais.

http://www.radian6.com/

Scup

Ferramenta online que monitora os acontecimentos do Twitter, Blogs, Flickr, YouTube, Yahoo Respostas e muitos outros serviços a partir de palavras-chaves escolhidas. Também é possível identificar fãs, destruidores e clientes. Todos os dados são colocados em gráficos para melhor compreensão.

http://www.scup.com.br/

PostX

Plataforma para ter acesso a tudo o que está sendo dito a respeito do mercado escolhido, seus produtos e sua marca nas mídias sociais. O rastreamento se dá através de palavras-chave escolhidas. O sistema de monitoramento trabalha 24h por dia capturando e indexando todo o conteúdo relacionado aos termos de interesse. Todos esses dados ficam disponíveis de maneira organizada em uma área restrita do nosso sistema, para serem consultados, avaliados e analisados.

http://www.postx.com.br/

Addict-o-Matic

Ferramenta online que busca, a partir de palavras-chaves, site, blogs, vídeos e imagens que estão falando sobre a palavra escolhida. Os resultados são de acordo com o que está gerando maior buzz na rede.

http://addictomatic.com/

Who’s Talkin

Ao digitar uma palavra, você recebe tudo o que tem sido falado sobre ela na rede. Os resultados são categorizados em blogs, notícias, networks, vídeos, imagens, forums e tags, em ordem de relevância.

http://www.whostalkin.com/

Social Mention

Plataforma online que agrega conteúdo gerado por usuário de todo o mundo e, ao digitar uma palavra-chave, você consegue monitorar o que as pessoas estão dizendo sobre a palavra escolhida, em tempo real. O monitoramento é feito em mais de 100 mídias sociais.

http://socialmention.com/

I-Brands

A plataforma I-Brands é um cockpit de monitoramento da marca, permitindo uma série de visualizações sobre a sua saúde nos diversos ambientes sociais. Cada ambiente social (redes sociais, redes virais, blogosfera etc.) tem um motivador de uso próprio – e, portanto, interpretações diferentes de resultados. Assim sendo, o I-Brands precisa categorizar a fonte dos dados, baseando nela os indicadores de resultado. Todos os resultados de coleta de dados podem ser cartegorizados por tema. Assim, se uma empresa tem 200 posts em blogs sobre ela, e fundamental que estes posts sejam categorizados por áreas temáticas, como “institucional”, “produto a”, “atendimento ao cliente” etc. Apenas com esta tematização é possível determinar os pontos fortes e fracos da empresa. Todos os resultados de coleta de dados podem ser ainda categorizados como positivos ou negativos. Ou seja: não basta saber se o usuário está falando sobre um ou outro tema – é importante saber se ele está falando bem ou mal.

http://ibrandsmonitor.com.br/

Ferramenta para busca no Facebook.

http://booshaka.com/

Acompanhar números de crescimento

http://www.twittercounter.com

Criar nuvem de palavras mais citadas no seu perfil

http://tweetcloud.com/

Procura de palavras na web e redes

http://www.socialmention.com

Procura informações na biografia de todos os perfis do twitter.

http://www.tweepz.com

Número de Impactos:

http://www.tweetreach.com faz uma analise de palavras-chave, url, tag ou profile, criando um relatório  de usuários únicos que receberam várias vezes a mesma mensagem e que foram impactados por ela.

Para receber notificações a respeito de certas palavras

http://www.twilert.com

Painéis de consumo e auditoria de mídia e aferição de audiência

Netview, do Ibope/NetRatings

MediaMetrix, da comScore

HitWise, via Serasa Experian

CETIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (grátis)

Research, do Google AdPlanner (grátis)

Google Insights for Search (grátis)

http://48ers.com/

MIMVI MOBILE

Através dele, é possível encontrar aplicativos e conteúdos voltados às mais diferentes plataformas móveis, como iPhones, Blackberries e Androids. Além disso, também é possível filtrar os resultados, visualizando apenas o dispositivo de seu interesse.

http://www.mimvi.com/

Modelo de resumo executivo de métricas

 

Keywords

a.      Relacionadas ao produto ou serviço – Termos relacionados nas buscas pela Marca (Excel)

b.      Relacionadas ao produto ou serviço – Termos relacionados nas buscas pelo produto ou serviço (Excel)

2.       Tag Cloud com as palavras mais utilizadas durante o monitoramento

a.      Nuvem de termos relacionados ao produto Positivo + Gráfico Pizza de sentimento total de todos os canais. (Excel) (Word)

b.      Nuvem de termos relacionados ao produto Neutro + Gráfico Pizza de sentimento total de todos os canais. (Excel) (Word)

c.       Nuvem de termos relacionados ao produto Negativo + Gráfico Pizza de sentimento total de todos os canais. (Excel) (Word)

3.       Resultado no Google – Posição do site ou portal no Google para as principais Keywords (Comparativo com os períodos anteriores) (Excel)

4.       Principais noticias do mês – Google Noticias – Destaque para as noticias mais relevantes do mês

5.       Canal Orkut – Capa – Últimas noticias referentes ao canal e principais números relacionados ao canal (Todos os relatórios)

a.      Quanti – Principais comunidades relacionadas com a empresa (Excel)

b.      Quanti – Principais comunidades concorrentes (Comparativo com a comunidade da cliente, mais relevante.) (Excel)

c.       Quanti – Menções positivas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

d.      Quali/quanti – Menção positiva mais relevante – Screenshot, comentário e alcance. (Considerações)(Powerpoint) (Excel)

e.      Quali – Exemplos de menção neutra (Powerpoint)

f.       Quanti – Menções negativas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

g.      Quali/quanti – Menção negativa mais relevante – Screenshot, comentários e alcance. (Considerações) (Powerpoint) (Excel)

h.      Overview

6.      Canal Youtube – Capa – Últimas noticias sobre o canal e atualizações (Colocar dados de acesso e crescimento) (Ref.: ComScore, etc) (Todos os relatórios)

a.      Quanti – Principais canal relacionadas com a empresa (Excel)

b.      Quanti – Principais canal concorrentes (Comparativo com a comunidade da cliente, mais relevante.)(Excel)

c.       Quanti – Menções positivas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

d.      Quali/quanti – Menção positiva mais relevante – Screenshot, comentário e alcance. (Considerações)(Powerpoint) (Excel)

e.      Quali – Exemplos de menção neutra (Powerpoint)

f.       Quanti – Menções negativas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

g.      Quali/quanti – Menção negativa mais relevante – Screenshot, comentários e alcance. (Considerações) (Powerpoint) (Excel)

h.      Overview

7.      Canal Facebook – Capa – Dados sobre o facebook e últimas notícias.  (Podemos pegar os dados de sites ou da página de publicidade do Facebook. (Todos os relatórios)

a.      Quanti – Principais comunidades relacionadas com a empresa (Excel)

b.      Quanti – Principais comunidades concorrentes (Comparativo com a comunidade da cliente, mais relevante.) (Excel)

c.       Quanti – Menções positivas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

d.      Quali/quanti – Menção positiva mais relevante – Screenshot, comentário e alcance. (Considerações)(Powerpoint) (Excel)

e.      Quali – Exemplos de menção neutra (Powerpoint)

f.       Quanti – Menções negativas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

g.      Quali/quanti – Menção negativa mais relevante – Screenshot, comentários e alcance. (Considerações) (Powerpoint) (Excel)

h.      Overview

8.      Canal Twitter – Capa – Dados e notícias gerais sobre o Twitter, seus números e volume. (Todos os relatórios)

a.      Quanti – Principais Twitters relacionadas com a empresa (Excel)

b.      Quanti – Principais Twitters concorrentes (Comparativo com a comunidade da cliente, mais relevante.) (Excel)

c.       Quanti – Menções positivas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

d.      Quali/quanti – Menção positiva Twitters mais relevante – Screenshot, comentário e alcance. (Considerações) (Powerpoint) (Excel)

e.      Quali – Exemplos de menção neutra (Powerpoint)

f.       Quanti – Menções negativas (Gráfico Evolutivo) (Excel)

g.      Quali/quanti – Menção negativa mais relevante – Screenshot, comentários e alcance. (Considerações) (Powerpoint) (Excel)

h.      Overview

9.      Canal Outras redes sociais

a.      Forums

b.      Blogs

c.       Redes

10.   Canal Redes sociais reais

a.      Encontros reais e eventos

11.   Google Analytics

a.      Tráfego proveniente – Overview /Ranking

b.      Tráfego proveniente – Orkut

c.       Tráfego proveniente – Twitter

d.      Tráfego Direto

12.   Considerações – Considerações finais por canal

13.   Aplicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *