25 passos para ter sucesso em seu blog

Começar um blog é uma coisa fácil, não é verdade? Tecnicamente é muito simples construir  um blog com WordPress ou Blogger, mas não é tão fácil conseguir que o blog tenha êxito. Se você quer que seu blog se sobressaia e seja uma referência no seu setor, é necessário que siga as seguintes recomendações sugeridas por  Jose María Gil

Passo 1: Não lance seu blog até que ele esteja corretamente configurado:

Ainda que seja tentador, não lance seu blog até que ele esteja com os elementos básicos no lugar:

About: É muito importante que tenha uma página explicando quem você é, alguma informação relevante e o motivo de você escrever o blog.

Contato: Facilite que os leitores se comuniquem contigo.

Design: Ainda que não seja um design único e feito sob medida, pelo menos utilize algum tema gratuito que melhore o aspecto do design original. Galeria gratuita wordpress themes.

Feedburner: Utilize o Feedburner  para analisar quantas pessoas estão se subscrevendo ao seu blog através de RSS.

Google Analytics: Instale o Google Analytics para analisar o tráfego do blog.

Passo 2: Escolha um tema e o mantenha:

Apesar de ser seu blog, e de que você possa escrever sobre qualquer coisa que te dê vontade, o melhor é que você escolha um tema concreto, e siga nele. É mais fácil um blog se tornar popular se estiver centrado em um único tema

Passo 3: Seja consistente:

Valorize a quantidade de coisas que pode falar, e o tempo que possui para se dedicar ao blog, e estabeleça a periodicidade com que vai escrever. Se não tem certeza, comece escrevendo um post ao mês, e a partir daí, se tiver mais tempo, comece a aumentar a frequência de seus posts. Uma maneira de perder sua audiência é ser inconsistente.

Passo 4: Responda a todos os comentários:

Agora que seu blog já tem uns dias, você deve começar a ver os primeiros comentários. Minha recomendação é que você responda todos os comentários que receber. Isso te ajudará a criar uma audiência mais leal ao seu blog.

Passo 5: Seja original:

Não escreva somente sobre as últimas notícias que ocorrem em seu mercado, ou sobre coisas que tenha visto em outros blogs, e se fizer, dê sua opinião pessoal de forma clara. As pessoas lêem seu blog porque você o escreve, ou não? Então dê o que eles gostam e dê sua opinião sobre os diferentes temas que tratar.

Passo 6: Não tenha medo de se “meter em apuros”:

Muitos bloggers têm medo de colocar suas verdadeiras opiniões sobre certos temas, sobretudo quando são opiniões negativas. Não seja como a maioria, e não tenha medo de se meter em alguns apuros de vez em quando. Além do que, lembre-se que a controvérsia e a polêmica são umas das melhores maneiras de conseguir audiência.

Como para quase tudo, também não deve abusar delas, e escrever posts polêmicos sem sentido, já que podem se voltar contra você.

Passo 7: Se diferencie:

Como para tudo na vida, você vai ter competidores. Se você quer que os leitores escolham o seu blog e não os outros, possua algum diferencial e faça algo que seja único comparado com os outros blogs.

Por exemplo, eu escrevo sobre empreendimento e marketing, e estou tentando me diferenciar oferecendo conselhos bem concretos e práticos que podem ser colocados em prática na hora, e obtendo resultados. Quero dizer, não só digo as coisas que devem ser feitas, mas também como fazê-las.

Passo 8: Realize enquetes com seus leitores:

Agora que possui uma pequena audiência, use-a para perguntar diretamente que tipo de conteúdo gostam mais, e o que é que eles querem ler. A melhor maneira de ter uma audiência satisfeita é perguntando-lhes diretamente o que querem ler. Para fazer enquetes pode utilizar os seguintes serviços: Survey.i ou Surveymonkey.com.

Passo 9: Potencialize seu blog com as redes sociais:

As maiores fontes de tráfego do meu blog depois do Google são o Twitter e o Facebook. Compartilhar seu conteúdo nas redes sociais, sobretudo se são de um nicho mais concreto, é uma maneira de atrair leitores que gostam de comentar.

Passo 10: Faça Networking com outros bloggers:

Uma maneira muito boa de aumentar o tráfego do seu blog é pedindo a outros bloggers que falem do seu blog. Isto não significa que envie um e-mail massivo a 100 bloggers aleatórios. Antes de contatá-los diretamente para pedir uma menção no blog, é bom que participe e deixe vários comentários nos posts deles, para que te conheçam previamente.

Passo 11: Analise as estatísticas:

Use suas estatísticas do Google Analytics e Feedburner para saber que posts têm um maior tráfego, de maneira a avaliar o que interessa realmente aos leitores, e assim, escrever mais artigos parecidos.

Passo 12: Participe na conversa:

Outra maneira de atrair leitores e tráfego é comentar em outros blogs que tratem da mesma temática, de maneira que uma porcentagem das pessoas que leiam esses posts visite o seu, ao clicar no seu link. Isso pode levar muito tempo, por isso é recomendável que faça isso nos blogs mais populares.

Passo 13: Aperfeiçoe seu blog para os buscadores (SEO):

Um bom posicionamento no Google é a melhor maneira de atrair tráfego para seu blog. Se você usa wordpress como plataforma para o seu blog, este artigo te ajudará a otimizar seu blog para os buscadores.

Passo 14: Escreva séries de artigos:

Escrever uma série de artigos que tenha 3 partes não é uma tarefa simples, mas vale a pena porque incentivará os leitores a voltarem ao seu blog com mais freqüência. Para um blog novo é importante, já que ainda que as pessoas gostem do conteúdo, elas tendem a não voltar. Um autêntico gênio neste tipo de posts é o Problogger, que chegou a escrever uma série de posts de 31 dias!

Passo 15: Experimente diferentes maneiras de monetizar o blog:

Se uma de suas intenções é monetizar o blog, você não deve tentar isso logo de cara. Quando passarem alguns meses, e já tenha uma audiência, será o melhor momento de testar programas como Adsense, redes de afiliação como Netfilia ou Zanox, ou contatar diretamente empresas interessadas em patrocinar seu blog.

Passo 16: Incentive seus leitores a comentar:

Uma das melhores maneiras de conseguir comentários em seus posts é fazer uma pergunta no final, como: O que pensam sobre isso? Têm alguma pergunta a respeito? Ou frases como: “se tiverem sugestões, é só deixar um comentário”.

Gary Vaynerchuk levou esta técnica ao extremo em um post onde chega a dizer que se não recebesse 600 comentários, deixaria de bloggear!

Passo 17: Apareça nos “Blogrolls”:

Você deve ter se dado conta que a maioria dos blogs possui uma seção chamada “blogroll”, ou links recomendados. Do mesmo modo que você tentou contatar outros bloggers para escreverem no seu blog, tente fazer com que alguns te incluam na sua “blogroll”. Você obterá tráfego direto a partir da conexão, e ainda melhorará sua posição nos buscadores.

Passo 18: Seja pessoal:

Para estabelecer uma melhor relação com seus leitores não é só necessário escrever uma boa página “about” ou “sobre mim”, além disso, deve escrever posts contando experiências pessoais, que te ajudem a contatar ainda mais leitores. Um exemplo é o post que escrevi sobre um de meus erros como empreendedor.

Passo 19: Análise as buscas internas:

Utilizando serviços como Lijit, conseguirá saber exatamente o que é que estão buscando seus leitores em sua barra de busca, o que pode te ajudar também a saber que posts deve escrever ou que temas são os que mais interessam.

Passo 20: Reduza a taxa de “rebote”:

Uma vez que tenha tráfego em seu blog todos os dias, pode começar a trabalhar em reduzir a “taxa de rebote” (número de pessoas que abandonam seu blog assim que entram). Algumas coisas que pode fazer são:

Coloque um widget que mostre os posts mais populares. Desta forma os visitantes poderão identificar rapidamente os artigos mais interessantes do blog.

Introduza uma “tagline” que descreva do que se trata o blog, para que seja fácil e rápido de identificar.

Acrescente uma breve descrição do blog na barra lateral do blog.

Passo 21: Utilize o marketing por e-mail:

Uma técnica de marketing que funciona maravilhosamente é a de marketing através do e-mail. Mesmo assim muitos poucos bloggers chegam a usar isso. Eu recomendo que desde o primeiro dia, utilize seu blog como uma ferramenta para criar uma lista de “assinantes”, aos quais você enviará conteúdo adicional através de e-mail. É outra maneira de ter uma melhor relação com seus leitores, outra maneira de gerar tráfego, e, sobretudo, uma maneira perfeita de fazer possíveis promoções de seus produtos.

Passo 22: Escreva posts como convidado em outros blogs:

Outra maneira de incrementar sua popularidade é escrevendo posts como convidado em outros blogs. Faça uma lista dos blogs mais populares nos quais te pode interessar escrever um post como convidado e faça contato com seus autores, explicando-lhes que te interessaria publicar um post como convidado, sobre o que você escreveria, e de que maneira pode beneficiar aos leitores dele.

Passo 23: Utilize o Cross-Linking:

Uma das maneiras de conseguir um maior número de páginas vistas de cada um de seus leitores é incluir links para posts antigos. Pode fazer isso de várias maneiras:

Acrescente um widget que mostre uma linha de posts relacionados ao final de cada post

Acrescente links até outros posts dentro do conteúdo dos seus artigos.

Acrescente um widget de posts mais populares na barra lateral do blog.

O cross-linking além de tudo é bom para melhorar seu posicionamento nos buscadores.

Passo 24: Analise o que é dito sobre seu blog:

Deve estar ciente de tudo que é dito sobre seu blog na rede, utilizando serviços como Google Blog Search, Technorati ou Twitter Search. Desta forma, poderá fazer um seguimento que te permita agradecer aos outros bloggers pelas menções, e desta forma incrementar sua lista de seguidores, assim como estabelecer relações com outros bloggers.

Passo 25: Retoque o design do blog:

Uma vez que tenha claros os objetivos do blog, deve fazer mudanças no seu design. Dependendo se seu objetivo é conseguir uma grande lista de e-mails, mais “subscribers” no seu RSS, vender mais publicidade, deverá aperfeiçoar o design do seu blog de uma forma ou outra.

Como último conselho, gostaria de te pedir paciência, porque conseguir um blog popular é algo que levará meses, anos, ou pode ser inclusive que nunca consiga. O mais importante é que saiba que é um esforço que terá resultados a médio e longo prazo, e que a consistência e a paciência serão suas melhores armas.

Publicado por:  Jose María Gil

Em: http://www.socialblabla.com/25-pasos-para-conseguir-el-exito-en-tu-blog.html

Data: 20 Junho 2011.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *