Uso educacional dos Blogs | Blog Mobile Learning Pedia

No artigo publicado na Revista Telos,  Tízcar Lara  fala sobre o uso educacional dos Blogs:

Tízcar escreve em tiscar.com desde 2004 e tem uma longa experiência de pesquisa e aplicação do uso desta ferramenta em contextos educacionais. Seus artigos essenciais estão em: “ BLOGS PARA EDUCAR. Usando blogs em uma pedagogia construtivista

Ideias chave para usar blogs na educação segundo Tizcar:

Ter um espaço, maleável, interativo, fácil de editar, acessível  e que permite a discussão com os comentários, a interação com outras páginas (links, etc.)

A importância do blog como uma prática cultural dentro de um conceito de educação aberta. Ver como aprendemos a compartilhar, a posicionar-nos no papel de produtores, comunicadores públicos, utilizando as informações e produções dos outros, aprendendo a discutir, adquirir conhecimento e aprendendo a produzir com os outros.

Considerar as fronteiras que podem ser problemáticas: a privacidade, privacidade, propriedade intelectual, gestão de conteúdo, atitude, ética / política, verificação de informações na Internet.

Algumas dicas para começar

Leia! Ver o que e como os outros estão fazendo no campo da educação.

Perder / Ganhar (investir) tempo em ver outros blogs,  como eles começaram um caminho de inspiração e reflexão sobre o blog, como vamos nos relacionar com as pessoas que os lê, definir o objetivo que queremos fazer.

Comece a publicar, sempre introduza uma reflexão em todas as etapas que possam ocorrer. Pensar que estamos fazendo, como estamos fazendo.

Cuidados com o estilo.

E pouco a pouco ir aprendendo a aproveitar as possibilidades da ferramenta.

Link: Leia o artigo completo em:  http://tiscar.com/blogs-para-educar/

Publicado por: Artigo publicado na Revista Telos, n º 65, Outubro-Dezembro de 2005, páginas 86-93.
(*)Derechos reservados bajo licencia “Reconocimiento 2.5 España” de Creative Commons (
http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/es/ ). (*) Todos os direitos reservados sob licença “Attribution 2,5 Espanha” Creative Commons

Data: 01/07/2011

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *