As regras para se dar bem nas redes sociais

Trabalho em equipe Redes sociais mídias sociais (Foto: Shutterstock)Redes sociais: não quer brincar? Então, não desce pro play (Foto: Shutterstock)

Como em todo lugar onde as pessoas se encontram, nas redes sociais também existe um conjunto de regras, ainda que informais, que permitem a boa convivência e garantem o maior aproveitamento das ferramentas por seus integrantes.

No livro O Novo Social Learning – Como transformar as empresas com aprendizagem em rede (Editora Évora), os autores Tony Bingham e Marcia Conner listam nove mandamentos para a troca de ideias no Twitter, no Facebook, no Google Plus e afins. Chamadas no livro de Regras do Playground, as lições, garante a dupla, ajudam a tirar o maior proveito possível das mídias sociais. São elas:

1. Nada de ficar à toa na área do playground. O valor está na participação e na interação.
2. O playground é para pessoas de todas as idades.
3. Somente pessoas interessadas em ter influência são admitidas no recinto.
4. Comportamentos intransigentes, abusivos ou invasivos não serão tolerados. Debate, desafio e provocações, no entanto, são bem-vindas.
5. Se você alimenta pombos, esteja avisado que eles podem fazer cocô em você.
6. Mantenha os xingamentos e o ativismo político exagerados longe da piscina.
7. Desfrute a vida offline para se manter interessante na online.
8. O direito de ser ouvido não inclui o direito de ser levado a sério.
9. Seja paciente, acima de tudo, com você mesmo.

Além de enumerar as regras, Tony Bingham e Marcia Conner alertam: “o descumprimento dessas regras pode resultar na perda de uma oportunidade sem precedentes para aprender como gente inteligente e interessante de todo o mundo”. #ficaadica

 

Publicado em: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2012/03/regras-para-se-dar-bem-nas-redes-sociais.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *