Google planeja anúncios geolocalizados para celular

Imagine a cena: você é dono de um restaurante que paga um pouco mais caro para anunciar em pesquisas na web por assuntos relacionados a alimentação feitas em plataformas móveis que estejam próximas ao seu estabelecimento.

É exatamente essa a novidade que o Google planeja. “O Google vai começar a vender palavras-chave mobile”, disse Marcelo Castelo, sócio-diretor da agência de publicidade F.Biz, durante palestra na Campus Party, ontem. A Folha patrocina o evento.

O plano de vender publicidade baseada em geolocalização para smartphones, celulares e tablets vai atender, segundo Castelo, pequenos comerciantes que não tinham oportunidade de anunciar no mundo digital, “porque é caríssimo”. “Imagina o que não vai trazer de anunciante.”

À Folha Castelo disse que a novidade é interessante e que a F.Biz deve oferecê-la aos clientes como parte do pacote de campanha publicitária digital. Segundo Castelo, a mudança ocorre para valorizar a relevância da busca para o usuário.

O Google disse não comentar produtos que ainda não foram lançados.

A ferramenta em operação atualmente que utiliza geolocalização é o Google Places, mas não é voltado para anunciantes.

Disponível para Android e iPhone, quando ligado o GPS desses aparelhos, esse sistema localiza no Google Maps os serviços mais próximos do usuário. Se alguém procurar por “restaurante” ou “posto de gasolina”, esses estabelecimentos comerciais serão mostrados no mapa.

Depois do registro do IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) do Facebook na última semana, a expectativa do mercado era que a disputa por anúncio na internet iria se intensificar. Após explicitar nos documentos para a capitalização que a receita vinda da plataforma móvel é pouco significativa, o Facebook vai passar, a partir de março, a veicular publicidades em tablets e smartphones.

O site de Mark Zuckerberg conta que, dos 850 milhões de usuários, 450 milhões de usuários o acessem por celulares, tablets e smartphones. Laura Didio, da consultoria Itic, afirma que cada usuário vale US$ 4,39 para o Facebook. Segundo o “Financial Times”, o valor chega a US$ 27 no Google.

 

Publicado em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1045955-google-planeja-anuncios-geolocalizados-para-celular.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *