A rede social da produtividade

O LinkedIn tem 135 milhões de usuários no mundo. Menos de 5% são do Brasil. Mas esses cadastros são altamente qualificados, de profissionais que se relacionam com seus pares. Além disso, a imensa maioria está empregada — apenas 18% dos perfis são de pessoas buscando trabalho. Trata-se, portanto, não de um site de busca de emprego, mas de um ambiente de relacionamento profissional voltado à produtividade. É o que diz o diretor-geral da operação no País, Osvaldo Barbosa de Oliveira. Após 21 anos na Microsoft, ele assumiu recentemente o posto de comando do escritório no Brasil, aberto no final de 2011. Em entrevista para a reportagem especial Redes Sociais – publicada na edição 1495 de Meio & Mensagem, de 6 de fevereiro –, Oliveira fala sobre o posicionamento da empresa no Brasil. Veja alguns dos pontos levantados por ele.

Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do LinkedIn no Brasil: “As corporações precisam hoje atrair os melhores talentos e para isso também têm de trabalhar a construção de sua marca como empregadora, de como ela é importante para os funcionários” Crédito: Divulgação/ Marcio Bruno

Base no Brasil

“O tamanho da base global é de 135 milhões de profissionais na rede. No Brasil, são seis milhões, um número muito significativo, já sendo a quarta maior — atrás de Estados Unidos, Índia e Inglaterra. Em abril de 2010, tínhamos um milhão de perfis brasileiros no site. Foi nessa data que traduzimos para o português. Hoje, é uma base bastante completa, onde se vê a maior parte das pessoas mantendo o perfil atualizado, com informações relevantes, participando de grupos de discussão.”

Melhores talentos

“A equipe que estamos montando será responsável por estar mais perto dos clientes. Tem todo um público novo a ser atendido, que é o formado pelas áreas de recursos humanos das empresas, os seus profissionais de área de recrutamento. Nós temos as soluções e as ferramentas para auxiliar as áreas de recrutamento, para que elas possam contar com talentos. É uma área nova para atender a uma tendência das empresas, que é o conceito de employment branding, basicamente como as empresas se preocupam em atrair os melhores talentos. Vê-se hoje as ações das empresas para participar das listas de melhores empresas para trabalhar, a preocupação delas com o seu perfil, a sua cultura, o ambiente de trabalho. O fato é que as corporações precisam hoje atrair os melhores talentos e para isso também têm de trabalhar a construção de sua marca como empregadora, de como ela é importante para os funcionários. Uma solução é a página de carreiras, onde a empresa mostra por que é legal trabalhar ali, que vagas estão disponíveis.”

Expansão na América Latina

“O Brasil no momento está tendo toda a atenção da matriz. É o primeiro país da América Latina a ter um escritório local. A ideia é que, no futuro, São Paulo seja um hub para a expansão no continente, mas neste primeiro momento o foco é todo no Brasil. Foi feito um grande investimento para a tradução do site para o País. Nossa chegada é um investimento, difícil de quantificar, em montar um escritório comercial, de contato e de relacionamento com o cliente. Não temos metas de crescimento. Vamos montar a equipe, falar com os clientes e começar um relacionamento positivo. O número de usuários vai continuar crescendo, acredito, a taxas mais elevadas do que os outros países nas mesmas condições.”

Publicidade

“Vendemos audiência altamente qualificada, com seis milhões de profissionais, que têm um nível de educação muito alto, e um grande poder aquisitivo, provavelmente o maior da população. É um conjunto de pessoas que todo profissional de marketing quer atingir. Quando a gente associa esse público aos nossos produtos, é uma segmentação muito grande, que permite ao anunciante um retorno enorme porque consegue focar. O primeiro exemplo são todas as empresas que contratam. Sem dúvida, na parte de publicidade online, competimos com todos. Nossa proposta de valor é muito focada nessa audiência bastante segmentada, na parte de recrutamento, com nossa solução carro-chefe, recruiter, para o profissional de RH. Ela é única no mercado. Não existe nenhuma outra solução.”

Visibilidade para a carreira

“Não existe ninguém no Brasil que tenha a proposta e o foco do LinkedIn, cuja proposta é ser um site de relacionamento profissional voltado a dar mais produtividade e tornar esses profissionais mais bem-sucedidos nas suas carreiras. O site cresceu muito sem que houvesse nada especial para o Brasil. Nossa intenção é atender a todas as necessidades com as mesmas ferramentas da plataforma global.”

Planos

“Fazemos pesquisas, que envolvem o Brasil. A partir de agora, vamos poder entender melhor o usuário local, seja ele o indivíduo ou a empresa, para dar o retorno adequado, para fazer algo específico para o mercado nacional. Há uma grande consistência na forma como as empresas recrutam. No nosso site, em fevereiro devemos ter umas nove posições em aberto, o que significa mais do que nove pessoas. Vamos contratar mais profissionais. E uma grande parte das pessoas do site vai se identificar e aplicar para vagas disponíveis. Devemos localizar talentos, que hoje não estão necessariamente pensando em trocar de emprego.”

 

Publicado em: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2012/02/08/A-rede-social-da-produtividade.html

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