Posicionamento institucional , comunicação interna e redes sociais são as tendências da comunicação organizacional

Instituto FSB Pesquisa publicou a segunda edição do Mapa da Comunicação Brasileira, que apresenta dados, desafios e novas tendências da comunicação organizacional no Brasil.


Quais são os desafios da comunicação organizacional da atualidade? Por que a Comunicação Interna está ganhando cada vez mais espaços nas organizações? Como a ascensão das mídias sociais colaboram para o crescimento da comunicação organizacional?

Todas essas respostas podem ser encontradas no MAPA DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA 2011, a maior pesquisa sobre Comunicação Organizacional realizada no país, divulgada no dia 5 de outubro.  A iniciativa da pesquisa foi inaugurada em 2009 pelo Instituto FSB Pesquisa. O MAPA está na sua segunda edição e a primeira versão foi publicada em 2009. A pesquisa comtempla mil empresas mais atuantes no Brasil e os 100 principais órgãos públicos do país. Ainda, os dados presentes no documento são resultado de 100 entrevistas com gestores da Comunicação, conduzidas por experientes pesquisadoras na área. Foram 38 horas de conversas, realizadas entre os meses de março e abril de 2011.

No documento é possível encontrar “o papel e a posição da Comunicação nas instituições; os principais desafios; as atividades mais presentes, as prioritárias e as mais valorizadas no cotidiano dos gestores da Comunicação; as mídias mais estratégicas e as ferramentas de web mais comuns; o planejamento dos profissionais e o monitoramento de suas estratégias; o perfi l dos gestores e o modo como se informam”. A edição também traz um capitulo especial sobre comunicação interna, área da comunicação organizacional em crescimento no país.

A pesquisa mostra também um avanço e crescimento da comunicação organizacional, tanto em relação a fatores financeiros, como em relação ao aumento de equipes. Segundo o texto, “para o ano de 2011, o cenário de investimentos na Comunicação é de crescimento para o setor privado e de estabilidade na disponibilidade de recursos para os órgãos públicos. O crescimento é mais intenso para as empresas estrangeiras [59% dos gestores disseram que, em relação ao ano passado, o orçamento para 2011 cresceu. Nas empresas brasileiras, esse índice foi de 50%]”.

Outro dado importante é o perfil dos gestores de comunicação. Segundo a pesquisa, “56% atuam na área há, pelo menos, 15 anos. Isso implica dizer que esses gestores começaram a trabalhar antes de 1997, ano em que se consolidou a internet para uso do público em geral, no Brasil. Entre os gestores da Comunicação dos órgãos públicos, 67% começaram sua vida profissional na área antes de 1997; nas empresas estrangeiras, esse percentual é de 57%. Entre os gestores das empresas brasileiras, 48% entraram no mercado da Comunicação antes de 1997.”

As tendências apontadas no documento publicado em 2009 também foram confirmadas no novo cenário da comunicação organizacional no Brasil. Entre elas estava o crescimento da Comunicação Interna, que ganhava e continua ganhando espaços e se traduz em uma das prioridades da comunicação. Outra tendência é a transformação da comunicação com as novas possibilidades oferecidas pelas ferramentas da web para “aproximar empresas e órgãos públicos, colaboradores, clientes e cidadãos.”

Outro dado interessante é que o Jornalismo é a graduação mais comum entre os gestores da Comunicação: 54% deles fizeram o curso. Na sequência das formações mais comuns, aparecem Relações Públicas [15%] e Publicidade [9%].

Ainda, sobre a análise de tendências, consta a complexidade crescente do trabalho do gestores da comunicação, “analisado pelo pesquisador Jorge Duarte, doutor em Comunicação, assessor especial da Secretaria da Comunicação da Presidência especial da Secretaria da Comunicação da Presidência da República, em artigo publicado na primeira edição do  Mapa, em 2009”.

Futuro
Para os próximos dois anos, o MAPA apresentou algumas tendências que estarão presentes em empresas brasileiras e que poderão ser confirmadas na próxima edição, que será publicada em 2013.

São elas: posicionamento institucional, Comunicação Interna e Redes Sociais.

Clique aqui e confira na íntegra o documento.

Publicado em: http://comunifoco.com.br/2011/10/posicionamento-institucional-comunicacao-interna-e-redes-sociais-sao-as-tendencias-da-comunicacao-organizacional-brasileira-para-os-proximos-2-anos/

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