Três conselhos para professores que utilizam as redes sociais na sala de aula

 Os professores de jornalismo (e, na realidade, de qualquer carreira) já estão utilizando as redes sociais na aula. Como aproveitar o potencial desses espaços? O coordenador de marketing e comunicações da Syracuse University, Dam Klamm, publicou um post em Mashable, no qual ele compartilha três sugestões:

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Realize enquetes
Pergunte aos seus alunos como eles utilizam as redes sociais e que plataformas eles gostariam de integrar às aulas. “Alguns alunos serão contra usar o Facebook para propósitos educativos, mas outros acharão genial manejar essa ferramenta”, destaca. Para evitar resistências, sugira discussões e peça idéias que se somem aos objetivos do seu curso. É importante que os alunos se sintam cômodos ao usar as redes sociais.

2. Utilize grupos e comunidades
Aproveite as diversas opções para criar grupos ou comunidades online. Crie um grupo ou uma página no Facebook e/ou manuseie um hashtag para o Twitter. Também visite o Ning ou CourseSites.com, que te permite abrir espaços de interação.

Por outro lado, tome cuidado ao responder mensagens nas redes sociais. “Utilize seu senso comum para opinar sobre os tweets pessoais de seus alunos”, sugere o especialista.

3. Estabeleça limites de comunicação
Em alguns casos, os professores aceitam convites de amizade nas redes sociais, enquanto que outros preferem privacidade. O professor deve determinar os limites de comunicação e educar seus alunos sobre as políticas de privacidade nas mídias sociais. “Se você incentiva que seus alunos te sigam, deve considerar que tipo de mensagens você posta”, adverte.

Escrito por: Dan Klamm

Publicado em: http://mashable.com/2011/08/18/social-media-students/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *