Oito conselhos para rentabilizar nossa presença na LinkedIn

LinkedIn é uma rede social para todo tipo de negócios e relações profissionais. Ainda que o número de usuários cresça cada dia mais nesta plataforma, a verdade é que muitos de seus membros não aproveitam todos os recursos e potencial que ela oferece, fundamentalmente por falta de tempo ou de conhecimento.

Um artigo de Chris Brogan, especialista em negócios e mídias sociais, expõe alguns dos segredos para melhorar a presença no LinkedIn para que ela seja a mais eficaz possível para nossos objetivos.

1.Sobre a atualização do status:

Não se deve atualizar o status no LinkedIn, nem ligá-lo com o twitter, já que as pessoas não estão interessadas no que você está fazendo no momento. O que faz sentido é atualizar com projetos profissionais ou planos para o futuro.

2.Ligar ao blog e ao Slideshare:

É conveniente ligar a conta ao blog e ao Slideshare, com aquelas apresentações úteis e um canal gerador para o negócio do usuário;

3.Participar de grupos:

Não se trata de criar um grupo logo de cara, mas sim de unir-se a alguns dos mais importantes em cada país. Isso permite se conectar com pessoas de uma zona geográfica concreta, o que pode servir também para conectá-los em um dado momento. Inclusive pode ajudar a localizar a audiência a que se quer chegar por interesses profissionais;

4. Fazer perguntas:

Pode vir a ser de grande interesse realizar perguntas relacionadas com um determinado negócio, para saber a opinião das pessoas e conhecer aspectos de uma empresa, negócio ou serviço;

5. Conexões freqüentes:

Aproveite esse serviço para se conectar freqüentemente com determinadas pessoas que possam interessar para estabelecer relações profissionais. A presença neste tipo de rede social pode servir para alcançar pessoas com afinidades de idéias.

6. Sistemas de recomendação:

Deve-se explorar essa possibilidade, visto que o sistema de reputação é onde reside o valor mais destacável desta rede. Recomendar as pessoas que tenham referências profissionais ou não.

7. Fixar e cumprir um horário:

É conveniente entrar uns 20-30 minutos cada semana. Para quê? Para aceitar novos contatos, ou ver se tem algum contato online e falar com ele. São hábitos muito simples, mas que requer programação, disciplina  e tempo.

8. Fazer convites:

Para ampliar a rede de contatos é preciso se arriscar e convidar pessoas para se unirem a nossa rede de contatos profissionais.

 Publicado por: Chris Brogan e Abc

Data: 17 de Junho de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *