5 passos para aumentar a interação no Facebook

Se estivéssemos falando sobre comerciais de TV e quiséssemos aumentar a recordação da marca, o que teríamos que fazer seria aumentar a freqüência dos comerciais (por exemplo, de 3 a 5). Para rádio e jornal se utilizam estratégias similares; quanto maior a mudança dos meios tradicionais, maior alcance e freqüência obteremos, e, portanto será mais provável que obtenhamos maiores níveis de recordação.

Mas nas mídias sociais não se pode aumentar a freqüência, nem aumentar as mudanças, porque provavelmente causaríamos um efeito contrário do que queremos alcançar. Tomar alguma das atitudes acima nos converteria imediatamente em spammers/poluição; mas utilizar os recursos que temos disponíveis de uma maneira inteligente nos beneficia enormemente. Se seguirmos alguns dados do Facebook, podemos aumentar as interações sem necessidade de ter que incomodar com aumentos de propagandas.

1.Fazer perguntas

Fazer perguntas nos posts e nos murais aumenta as interações. Particularmente as perguntas ao final dos posts nos murais das Fan Pages no Facebook aumentam as interações e o compromisso em 15%

2.Hora do dia

Os posts publicados cedo pela manhã, ao final do dia e de madrugada, possuem uma taxa de interação 20% maior do que os publicados durante outros horários. É lógico pensar que os usuários acessam com mais frequência às Fan Pages do Facebook durante as horas de maior ócio do dia; adicionalmente as atualizações das páginas chegam aos smartphones diretamente e têm uma maior chance de serem lidas em horas de pico de tráfego.

3. Dia da semana

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, os sábados são os dias de maior atividade no Facebook. Planeje as atividades e posts que requeiram maior interação para os sábados.

4. Ofereça instruções

Curiosamente os seus fãs sempre seguirão as suas indicações. Se você disser a eles para clicar em “Curtir” de uma forma convidativa, e não como uma ordem, eles estarão mais dispostos a seguir as instruções. Se quiser que eles tomem uma atitude específica, quanto mais simples for a ação, mais provável será que eles façam.

5. Tamanho do post

Quanto maiores os posts do seu mural, menor probabilidade de prender os leitores. Mantenha os posts entre 75 e 90 caracteres. Faz muito sentido já que as pessoas hoje em dia navegam entre as notícias e posts até achar algo que prenda sua atenção. Hoje só temos 2 segundos e 75 caracteres para capturar a atenção de alguém!

A probabilidade que as pessoas cliquem em uma URL normal é mais alta do que em um bit.ly. Isso é totalmente oposto do que acontece no Twitter, aonde os caracteres são escassos e é importante economizar o maior possível.

Publicado por: Christian Lisogorsky

Em: http://www.socialblabla.com/5-pasos-para-incrementar-la-interaccion-en-facebook.html

11 Maio 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *