M-Learning sob a ótica de Nicolau de Miguel

Equipe CTAE:

Quando entramos em um novo assunto de pesquisa, nosso objetivo é sempre adaptar o uso das tecnologias à realidade dos professores FGV. Para caracterizar essa adaptação, nada melhor do que questionar um de nossos docentes sobre seu ponto de vista a respeito do tema e foi isso que fizemos com mobile learning.

Conversamos com Nicolau André de Miguel, que é professor no Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP. Estudioso de Mobile Learning, em 2007 escreveu um artigo chamado “M-Learning – Aprendizagem com Mobilidade Aplicada à Educação em Administração”.

Durante a entrevista, foi categórico: “A aula tradicional está morta para essa nova geração”. Para o futuro da educação, Nicolau acredita que os alunos deveriam ser orientados via mobile para realizarem atividades menos complexas como leitura de conteúdos, pesquisas e pequenos testes via mobile, desenvolvendo assim as competências básicas da aprendizagem.

A principal função da sala de aula se tornaria a socialização, não só pela vivência em comunidade, mas para que os estudantes possam lapidar seu aprendizado em grupo, desenvolver competências mais complexas e aplicar seus conhecimentos em atividades práticas. Essas atividades cumpririam o papel de apresentar um produto/resultado de seu estudo prévio, possibilitaria o compartilhamento e geração de novos conhecimentos junto aos colegas.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=ayChq7GnGgE&feature=player_embedded

Publicado por:

http://saladosprofessores.ning.com/profiles/blogs/mlearning-sob-a-otica-de?xg_source=shorten_twitter

Data: 04/07/2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *