Manual básico para Twitter nas empresas – parte 1

Das 100 empresas mais ricas do planeta – que formam a lista da Fortune – cerca de 70% delas criaram perfis no Twitter. Foram mais de 540 contas criadas e, no momento, mais da metade desses perfis está estagnado. 

Porém não é só a falta de atualização que assombra as empresas que estão se aventurando nas redes sociais. A falta de padronização na publicação dos tweets incomoda, sim, muita gente. Basta o mínimo de bom senso e conhecimento de comunicação para que muitos profissionais classifiquem certas postagens como desconfiguradas, desalinhadas ou, no mais, sem um padrão claro. 

Deve-se criar um manual de redação para tweets empresariais? Claro que não, apesar da ideia não ser tão perversa, pois muitos meios comunicacionais já possuem recomendações estruturais na hora de seus profissionais publicarem algo nas redes sociais. 

 

O que deve ser feito, então?

Tente criar algo mais estável. Evite simbologias desnecessárias ou um português incorreto. Gírias, nem pensar. É a sua empresa que está falando, não você. Em seu perfil pessoal faça o que quiser (de acordo com as recomendações da empresa), mas na conta profissional, seja o mais ético e imparcial possível. Veja algumas dicas: 

1 – Intervalo de tempo na publicação dos tweets

O ideal é que você crie um sistema de publicações que não seja muito aleatório. Não crie intervalos longos ou curtos demais. Tenha uma rotina pré-estabelecida. Se sua empresa não possui tantas informações a serem compartilhadas, os tweets podem ser postados com intervalos de 1 hora. Para quem tem informação sobrando, tweets de 15 em 15 minutos seria o ideal. Para meios de comunicação, de 10 em 10 minutos. Só não vá encher a timeline de ninguém. Falo isso por experiência própria. Já cometi esse erro e fui muito criticado por cometê-lo. 

É claro que essa sugestão pode e deve ser burlada em alguns casos. Se você está cobrindo um evento, deixe muito claro para seus seguidores que o número de publicações será alto, e que isso se trata de um caso isolado, não cotidiano. Porém mesmo em eventos, não vá publicar tudo o que ocorre, como relatos desnecessários ou informações sem importância. 

2 – Nome do perfil

Se falarmos sobre a importância dos tweets, é necessário mencionar o nome que sua conta tem no Twitter. Evite palavras pejorativas ou nomes que não sejam de fácil entendimento. Se possível, coloque o nome da sua empresa. Se já existir, tente algo parecido. Há inúmeros casos de empresas que inserem números, siglas e espaços totalmente desnecessários. Muitas vezes o cliente nem consegue entender de quem é aquele perfil. 

Exemplo: sua empresa se chama “Agência Digital Marca Texto”, não vá colocar algo como “twitter.com/marctxo” que ninguém irá lembrar-se do link, muito menos irão associar essa conta à sua empresa. Tente algo como “twitter.com/mtexto”, ou o mais indicado nessa situação, o “twitter.com/marcatexto”. 

E seja rápido. O perfil @folha, @folhadesp, @folha_sp e @folhasp, por exemplo, não pertencem ao Twitter principal da Folha de S. Paulo. O perfil do jornal é um horrível @folha_com. Aliás, o perfil @folha_sp contém até notícias, mas está desatualizado e sem imagem no avatar. Não dá nem pra saber se algum dia realmente pertenceu ao jornal. 

3 – Bio

É de fundamental importância. Com tweets padronizados em relação ao tempo e um nome que seja fácil de ser lembrado, nada mais justo do que ter uma bio clara e objetiva. Mencione a empresa que está vinculada àquele perfil e JAMAIS deixe de colocar a URL da sua empresa. Se sua empresa não possui nem um site, vai fazer o que no Twitter? 

4 – Formatação dos tweets

Não publique de qualquer jeito. Sempre fique atendo ao português e evite siglas que não sejam do conhecimento de todos. Insira sempre as hashtags (#) correspondentes ao assunto do tweet, pois isso atrai mais seguidores e coloca aqueles que observam determinado assunto a par das publicações. 

Aliás, aconselho inserir as hashtags no início ou no final do tweet, seguidas pelo texto e, por fim, o link. Exemplo: 

  1. #hashtag | Aqui você insere o texto ou o título da notícia – link para a publicação
  2. Aqui vai o texto que você publicou: link da postagem | #hashtag

As hashtags vão como determinação das editorias. Demonstram sobre qual assunto o tweet está falando. O texto em seguida demonstra por si só o que você disse. E o link redireciona o seguidor para mais informações a respeito do que foi publicado. Entre o texto e o link você pode inserir tanto o traço (-) como o símbolo de dois pontos (:) na separação das duas partes. Já entre a hashtag e o texto eu sempre aconselho o símbolo “|” como o mais adequado, pois deixa bem distinto a editoria do texto corrido. Ah, e mais um detalhe: não vá socar dezenas de hashtags sem necessidade. Evite isso ao máximo. 

Cleyton Torres

Jornalista e blogueiro. Pós-graduando em História, também é pós-graduado em Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing. 

Publicado em: http://www.pontomarketing.com/midias-sociais/manual-basico-para-twitter-nas-empresas-parte-1/#ixzz1OcuWPSZt

 

 

  

  

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *