Falta de inovação expõe crise do Flickr

Internet,Flickr,Redes sociais, Fotos

Flickr / Poolie – Segundo designer do serviço, site não estimula navegação; enquanto serviço definha, Yahoo! resiste em mudar

SÃO PAULO – Apresentado em fevereiro de 2004 e comprado pelo Yahoo! em março do ano seguinte por 35 milhões de dólares, o Flickr passa por um dos piores momentos de sua trajetória.

Até então elogiado por suas funcionalidades e por seu visual clean, o serviço para o compartilhamento de fotos tem enfrentado dificuldade para se adequar às características atuais da web. Com isso, corre o risco de se tornar engessado.

Além do mais, o site perdeu o posto de principal plataforma para o compartilhamento de imagens da web para o Facebook. Enquanto recebe cerca de 130 milhões de novas fotos a cada mês, a rede social criada por Mark Zuckerberg ganha 3 bilhões – ou 2 300% a mais.

Cansado das políticas restritivas do Yahoo! em relação às mudanças no site, Timoti West, uma designer da equipe do Flickr, resolveu desabafar em seu blog. 

Em post chamado “A página mais importante no Flickr”, Timoti critica a falta de uma timeline para exibir novas fotos publicadas pelos contatos de um usuário.

“A página falha em um nível fundamental que deveria mostrar ao usuário o que foi publicado enquanto ele estava fora. O design atual, infelizmente, incentiva cliques aleatórios, em vez de estimular a navegação”, escreveu ela.

Entre outras falhas apontadas por Timoti estão a falta de uma ordem cronológica entre os álbuns, a falta de opções para configurar o tamanho das miniaturas, e a necessidade de ter que visitar o perfil de um usuário para acompanhar suas atualizações.

Uma das melhorias sugeridas por ela seria uma simples mensagem anunciando quantas fotos foram publicadas pelos contatos do usuário desde o seu último login.

Por outro lado, ao mesmo tempo que resiste em inovar, o Flickr enfrenta o surgimento de novos concorrentes, como o 500px e o Mlkshk , mais sintonizados com as tendências da web.

Vale lembrar que a falta de inovação do Yahoo! já foi motivo de queda de outros serviços adquiridos pela empresa, como o Delicious, vendido aos criadores do YouTube no mês passado. Seria esse o destino do Flickr?

 

Publicado por: Por Vinicius Aguiari, de INFO Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *