5 dicas de como usar as mídias sociais na comunicação interna da sua empresa

Que as mídias sociais podem potencializar a imagem da sua empresa/marca tanto na internet como no mundo físico, não há mais dúvidas. Mas como podemos utilizar todo o poder de sites como o Facebook, Twitter, Orkut, Wiki, etc. para melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Utilizando corretamente as mídias sociais, você pode aumentar o grau de engajamento dos seus colaboradores, melhorar a comunicação entre as partes envolvidas e até mesmo ganhar em produtividade. Profissionais mais motivados e com a comunicação mais simples e direta irão produzir com mais qualidade.

Aqui vão cinco dicas simples de como utilizar as mídias sociais na comunicação interna da sua empresa:

1. Faça um grupo secreto no Facebook Groups. Essa é ideal para pequenas empresas. Adicione todos os funcionários num único grupo de Facebook e permita que eles troquem conteúdos direta e indiretamente envolvidos com o trabalho. Também pode ser um excelente local de descontração. Tome apenas cuidado com o que estará sendo exposto e certifique-se de que apenas funcionários da empresa terão acesso ao grupo.

2. Tenha uma lista de todos os funcionários no Twitter. Crie uma lista no twitter (pode ser privada ou pública) e mantenha-se atualizado sobre o que seus funcionários estão falando. A ideia não é monitorar para ver se tem alguém lhe xingando pelas costas, mas manter uma conversa mais engajada com entre os colaboradores.

3. Crie sua própria rede social! Serviços como o Ning, apesar de pago, permitem a criação de redes sociais completas em que você pode configurar e personalizar de acordo com suas necessidades. O ambiente será muito mais rico, entretanto deve-se tomar cuidado para que a rede social não fique abandonada.

4. Aposte na inteligência coletiva. Crie um Wiki para sua empresa de forma que os colaboradores possam criar e editar artigos sobre processos da empresas, bem como arquivar documentos e gerenciar planejamentos. Lembre-se de alterar os privilégios de edição de forma que apenas os funcionários possam alterar o conteúdo.

5. Tenha um manual de regras e boas condutas sobre mídias sociais na sua empresa. Deixe bem claro que as mídias sociais podem aumentar a produtividade da sua equipe, mas certifique-se de apoiar seus funcionários de modo a evitar surpresas pela frente, como cyberbullying e comentários constrangedores. Mostre como as mídias sociais podem potencializar a produção e melhorar o humor dos colaboradores.

Publicado por: http://www.webdialogos.com

Data: 16/05/2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *